quinta-feira, 18 de março de 2010

Aula 7: O que é qualidade? Conceitos e definições


A definição da palavra qualidade é bastante subjetiva e varia de pessoa para pessoa, por isso num primeiro momento trabalhamos a definição da palavra de forma pessoal e ampla.

O trabalho realizado em sala-de-aula consistiu nesse primeiro momento, numa atividade em cada grupo. Cada equipe recebeu a tarefa de elaborar uma definição sobre Qualidade.

Abaixo as definições criadas por cada equipe:

Grupo 1 (Ana Cristina, Ana Alves, Roberta, Rosana, Jéssica nº13, Nayara, Tânia nº 38 e Juliana nº 18):
"Qualidade é algo quase perfeito ou que se procura melhorar. É aquilo que fazemos para a nossa satisfação e a de nossos clientes. Quando nossos feitos são com responsabilidade, atenção e compromisso".

Grupo 2 (Juliana nº 19, Luciana, Noeli, Sílvia e Tânia nº 37):
"Qualidade é o que dá satisfação a nós mesmos e ao próximo".

Grupo 3 (Claudinéia, Magna, Salete, Larissa, Jennifer, Joice nº 16 e Paloma):
"Qualidade são as coisas boas, os pontos positivos. Qualquer coisa que tenha a palavra qualidade transmite respeito, de modo que agrade todos em geral".

Grupo 4 (Flávia, Francielle, Joice nº 14 e Luciana de Jesus):
"Qualidade é algo bom. Todos nós temos qualidades, mas o que para uns parece qualidade, para outros parece defeito".

Grupo 5 (Adeline, Renata, Joyce nº 15, Tamires, Cíntia e Viviana):
"A palavra qualidade nos leva ao conceito de eficiência. Ao vê-la, temos a certeza de que teremos satisfação e sabemos que tudo será bom, útil e proveitoso".

Grupo 6 (Amanda e Natalia):
"Qualidade é o conceito de que tudo está bem na sua vida pessoal e profissional. Qualidade é quando tudo que você tem passa por um processo de qualidade. É ser bom, ser aprovado, estar em bem em qualquer ambiente".

- Os grupos transmitiram as definições criadas à turma e posteriormente receberam dicionários para a pesquisa do significado de 'qualidade' (bem como a de uma palavra sinônimo), para em seguida elaborarem um novo conceito baseado na pesquisa e na própria elaboração do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva um comentário! Sua opinião é muito importante.
Obrigada e volte sempre.

isecretarias