Um trabalho para o dia 05/04 está previsto: Apresentação dos grupos com seus respectivos autores, seguindo a ordem dos pensamentos abaixo:
Algumas reflexões sobre qualidade:
“É hora de aprender de novo. Ainda não defini o que, porém será em algum lugar, em alguma ocasião, mas tem de ser logo”. (Lord Beaverbrook)
“Qualidade começa com EDUCAÇÃO e termina com EDUCAÇÃO”. (Kaoru Ishikawa)
“Nunca deixe que seus padrões caiam abaixo do excelente”. (Irving Thalberg)
“No futuro, existirão apenas dois tipos de empresas: as que adotaram a Qualidade Total, e as que saíram do mercado”. (Joe Cullen)
"O gosto amargo da baixa Qualidade dura bem mais que a doçura do preço inferior”. (Heinz Rahnan)
“Se você não mudou nos últimos seis meses não é porque o processo está certo, mas provavelmente porque você está errado”. (provérbio japonês)
INTRODUÇÃO
Nunca se falou tanto em Qualidade e Produtividade como nos tempos atuais. Por que?...
Na verdade, a Qualidade e a Produtividade sempre existiram, com maior ou menor importância e intensidade nas empresas. Acontece que a constante evolução do mundo moderno e principalmente, o desenvolvimento ultra rápido da tecnologia, fizeram com que se abrisse um canal muito fluente de informações (veja, por exemplo, o computador, os satélites, a televisão, a telefonia, etc.).
Com a informação o cliente passou a ficar muito mais conhecedor de seus desejos, mais exigente, como também as empresas descobriram mais rapidamente o que seus concorrentes estão fazendo de melhor.
Daí, a busca contínua de uma melhor qualidade, maior produtividade menores custos, para alcançar um importante objetivo: a Competitividade.
UM RESUMO DA HISTÓRIA DA QUALIDADE
1. Era Artesanal (séc. XIX).
O artesão se envolve em todas as etapas da produção, da compra dos materiais e insumos até o acabamento e entrega do produto ao cliente.
O artesão é o único responsável pela qualidade.
2. Era Industrial (1930 - 1980)
A divisão do trabalho, devido a produção seriada da indústria, cria o inspetor da qualidade no final da linha de produção.
O inspetor é o responsável pela qualidade.
3. Era da Informação (1980...)
O profissional é treinado e informado para produzir e garantir a qualidade do que faz.
Auto-controle: cada um é inspetor da qualidade do seu próprio trabalho.
É melhor cada um ser responsável pela qualidade de seu trabalho, do que um ser responsável pela qualidade do trabalho de todos.
EU ASSUMO A RESPONSABILIDADE PELA QUALIDADE DO SERVIÇO QUE FAÇO!...
É melhor cada um ser responsável pela qualidade de seu trabalho, do que um ser responsável pela qualidade do trabalho de todos.
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