sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bases Tecnológicas (GRS) e a Habilitação Técnica em Secretariado

Bases Tecnológicas:

Como é de praxe em nosso primeiro dia de aula apresentamos as Bases Tecnológicas da disciplina GRS, do Curso Técnico em Secretariado, que já estão registradas no blog, aqui (clique para ler).


Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio do Técnico em Secretariado:


O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que organiza a rotina diária e mensal da chefia/ direção, para o cumprimento dos compromissos agendados. Estabelece os canais de comunicação da chefia/ direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira. Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/ direção. Controla e arquiva documentos. Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional. Utiliza aplicativos e a Internet na elaboração, organização e pesquisa de informação. Identifica o planejamento estratégico e tático, reconhece a cultura das organizações, planeja, organiza e coordena a execução de atividades.
 
Mercado de Trabalho:
- Instituições públicas, privadas e do terceiro setor; indústria e comércio.

Ao concluir o Curso de TÉCNICO EM SECRETARIADO, o profissional deverá ter construído as seguintes competências gerais:

• identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;

• interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;

•utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos:

-de pessoal;
-de recursos materiais;
-financeiro-contábil;
-do patrimônio;
-dos sistemas de informações.

Atribuições e responsabilidades:

A profissão de secretário é regulamentada pela Lei 7 377, de 30/09/85, alterada pela Lei 9261, de 11/01/96.

As atribuições do secretário estão relacionadas no Artigo 5º da Lei 7 377/96:

Artigo 5.o – São atribuições do TÉCNICO EM SECRETARIADO:

I – organização e manutenção dos arquivos da secretaria;
II – classificação, registro e distribuição de correspondência;
III – redação e datilografia de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro;
IV – execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.

Outras atribuições:

1. Assessoria e assistência direta ao executivo no planejamento e organização da rotina administrativa;
2. Planejamento da agenda e controle dos compromissos do executivo da empresa;
3. Utilização dos recursos tecnológicos na elaboração e recepção de documentos e informações;
4. Organização de cerimonial e protocolo em eventos.

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