segunda-feira, 8 de março de 2010

Aula 2: Trajetória da Profissão em termos de história

Origem: A profissão tem sua origem nas civilizações antigas: Egito, Mesopotâmia, Síria.

Século IV a. C: A profissão mais antiga que possui relação com a do secretário é a dos escribas (homem que dominava a escrita fazia as contas, arquivava, redigia as ordens). aquele que é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente encarregado de sua execução. Escriba vem do hebraico: SÔPHER, que significa contar.

Idade Média: As atividades relacionadas à área eram restritas ao monges, que executavam as tarefas de arquivista e copistas. Poderio da Igreja Católica.

Revolução Comercial 1400 - 1700: Reaparece a necessidade do Secretário, porém muito discretamente.

Revolução Industrial 1760 - 1900: Com o desenvolvimento Significou do maquinário nas indústrias, o surgimento da máquina à vapor, a nova estrutura empresarial exigiu as funções de assessoria administrativa, consolidando o papel do Secretário. (A função era exercida quase que exclusivamente por homens).

1ª e 2ª Guerras Mundiais: Com a ida do homem para os campos de batalha, surge a necessidade da mão-de-obra feminina (até metade do séc. XX a participação da mulher na indústria estava limitada a funções rotineiras e grosseiras). As mulheres assumem seus papéis profissionais de uma forma mais liberada, passam a ser reconhecidas por si mesmas e pelo mundo empresarial. Desta forma, os homens se afastam da profissão. Nessa época registra-se o surgimento das teorias administrativas, as quais alavancaram a valorização das funções secretariais, tornando a Secretária parte integrante da dinâmica da equipe gerencial.

No Brasil:

Anos 20: Aparecimento dos escritórios luxuosos da Anenida Paulista em São Paulo.

Anos 50-60: Nos anos 50 começa-se a perceber a atuação da Secretária na estrutura empresarial brasileira, mas, apenas, executava algumas Técnicas Secretariais. Nessa época registra-se a vinda das multinacionais automobilísticas para o país.
Em meados da década de 60 iniciou-se o movimento da categoria por melhores condições de trabalho. "Surgiu o Clube das Secretárias".

Anos 70: Surgimento da 1ª associação e mudanças significativas começam a ocorrer na profissão de Secretário. O Profissional Secretário passa a ser visto como um membro ativo da gerência, participando de programas de desenvolvimento. As Associações de classe começam a atuar em todo o Brasil, buscando imprimir uma nova imagem e uma nova visão profissional.

15/12/1970 - o Clube das Secretárias se transformou na "Associação das Secretárias do Rio de Janeiro" - 1ª Associação civil criada com o objetivo de reunir e agrupar a classe, visando à conscientização e o aprimoramento profissional.

07/9/1976 - criou-se a ABES (Associação Brasileira de Entidades de Secretárias) da qual participavam muitas associações estaduais.

20/09/1977 - Dia da Secretária - Lei 1421/77 instituiu o dia 30/09/77 como o "Dia Nacional da Secretária" (pelo aniversário de Lilian Scholles, filha de Charles Scholles, inventor da máquina de escrever).

Anos 80: Em 30/09/83 foi aprovado o Código de Ética da Secretária Brasileira. Em 30/09/85 também foi sancionada a Lei n° 7.377/85 que regulamenta a profissão de Secretário, uma vitória da ABES e das Associações Civis.

Com a Lei foram estabelecidos os critérios para o exercício da profissão de:

- Técnicos em Secretariado
- Secretário Executivo

A profissionalização faz com que o Secretário passe a exercer sua profissão com muito mais responsabilidade, conscientização profissional, primando pela formação técnica e aperfeiçoamento contínuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva um comentário! Sua opinião é muito importante.
Obrigada e volte sempre.

isecretarias