Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.(Marcel Proust)
Profissionais de todos os segmentos vem enfrentando o problema do tempo. São várias as cobranças, pressão por resultados, expectativa de contratados e contratantes e o dilema constante" tanto a fazer e tão pouco tempo".
Para solucionar esta questão, o primeiro passo, é sempre o mesmo: planejamento. Quanto mais tarefas e obrigações, mais importante é planejar e ter percepção do conjunto. É fundamental que esteja definido onde se precisa chegar. Aliás, quanto mais refletimos sobre assuntos relacionados a empreendedorismo, gestão, administração, gerenciamento, liderança, mais evidente fica o quanto é primordial saber onde se quer chegar para que todo o restante tenha um sentido.
Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento não é aconselhável planejar 100% do tempo disponível. Experimente planejar 80% a 85% do tempo e deixe o restante para imprevistos e emergências.
Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Se você não tem este hábito, inicie fazendo a lista do dia, evolua para a semana, o mês... É preciso começar.
Assim que fizer a lista, classifique suas atividades destacando as urgentes e as importantes. Se você é uma das muitas pessoas que se confunde com estes conceitos, veja a dica:
Urgência tem a ver com o tempo. Uma tarefa urgente é aquela que tem um prazo pequeno em função de sua complexidade. Precisa ser executada logo para que não se perca o prazo.
Importante tem a ver com o seu objetivo. É que traz resultados significativos em relação a onde você precisa chegar.
As tarefas podem ser urgentes e importantes, urgentes e não importantes e vice-versa. Solucionada esta questão, é a vez de definir as prioridades ou seja a ordem em que serão executadas.
Mais importante que listar e classificar, é ter disciplina para cumprir a programação. Não é raro as tarefas urgentes provocarem grande stress em função da pressão do prazo de entrega associado a qualidade e eficiência. Ao final de tarefas urgentes as pessoas procuram executar uma tarefa leve. Pensam que assim o tempo não é "desperdiçado". A verdade é que seria melhor parar por uns 15 ou 20 minutos para descansar e retornar executando a tarefa programada e necessária. Não a mais confortável. Esta é a "armadilha" da administração do tempo. Cair nela, implica em permanecer com baixos níveis de produtividade e altos níveis de frustração, executando tarefas urgentes e "apagando incêndios".
Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".
O que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.
achei da hora essa dica de administra o tempo,pois sempre achamos q o nosso tempo é curto,munca pensei nesse sentido,o tempo é igual ao de tdo mundo,so precisamos organiza-lo e administra-lo.valeu.bjs
ResponderExcluirass;Eliane
''todos os dias se iniciam com o mesmo saldo de minutos..''
ResponderExcluirRealmente..o tempo é igual para todos..tds os dias..depende de cada um ..mudar o seu dia..Jenifer.
*-*
''Experimente planejar 80% a 85% do tempo e deixe o restante para imprevistos e emergências.
ResponderExcluir''
Porque nunca sabemos o que pode nos acontecer,temos que pensar em todas as possibilidades.
Luciana Viana
''Quanto mais tarefas e obrigações, mais importante é planejar e ter percepção do conjunto.''
ResponderExcluirPorque senão a pessoa acaba se perdendo e se atrapalhando com tanta coisa pra fazer,inclusive eu..por isso tô sempre atrasada..hauahauauauhauau (brincadeira)..
Salete
Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".
ResponderExcluirGostamos dessa frase porque lendo concordamos com o que esta escrito e pensamos que o planejamento facilita muito sim nossa vida!
Tamires e Viviana
"o que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina."
ResponderExcluirQuando escolhemos um caminho escolhido,um foco,uma realização, e por mais que desejamos alcançar esse objetivo. se não houver disciplina, organização e tempo, talvez não veremos o final desse caminho.
Natalia e Amanda
*O que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.*
ResponderExcluirAcho certa essa conclusão porque o tempo é o mesmo pra todos, é só saber planejar e cumprir as tarefas direitinho.
Cintia
"Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Se você não tem este hábito, inicie fazendo a lista do dia, evolua para a semana, o mês... É preciso começar."
ResponderExcluirTer organização é essencial para atingir uma boa qualidade no serviço.
Se não temos o habito de de planejar e organizar os projetos do dia, devemos começar o mais rápido possivel.
Adeline e Joyce de Souza
Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados. Essa sim é uma dica essencial. flavia
ResponderExcluirO que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.
ResponderExcluirANA ALVES E ANA CRISTINA
" tanto a fazer e tão pouco tempo".
ResponderExcluirAs vezes com a correria do dia a dia,temos que organizar o nosso tempo por prioridades."Importante tem a ver com o seu objetivo. É que traz resultados significativos em relação a onde você precisa chegar." A soluçao é:"Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".
Paloma,Talita,Magna e Claudinéia!!