segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aula 31: Administração do Tempo

Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.
(Marcel Proust)

Profissionais de todos os segmentos vem enfrentando o problema do tempo. São várias as cobranças, pressão por resultados, expectativa de contratados e contratantes e o dilema constante" tanto a fazer e tão pouco tempo".

Para solucionar esta questão, o primeiro passo, é sempre o mesmo: planejamento. Quanto mais tarefas e obrigações, mais importante é planejar e ter percepção do conjunto. É fundamental que esteja definido onde se precisa chegar. Aliás, quanto mais refletimos sobre assuntos relacionados a empreendedorismo, gestão, administração, gerenciamento, liderança, mais evidente fica o quanto é primordial saber onde se quer chegar para que todo o restante tenha um sentido.

Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento não é aconselhável planejar 100% do tempo disponível. Experimente planejar 80% a 85% do tempo e deixe o restante para imprevistos e emergências.

Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Se você não tem este hábito, inicie fazendo a lista do dia, evolua para a semana, o mês... É preciso começar.

Assim que fizer a lista, classifique suas atividades destacando as urgentes e as importantes. Se você é uma das muitas pessoas que se confunde com estes conceitos, veja a dica:

Urgência tem a ver com o tempo. Uma tarefa urgente é aquela que tem um prazo pequeno em função de sua complexidade. Precisa ser executada logo para que não se perca o prazo.

Importante tem a ver com o seu objetivo. É que traz resultados significativos em relação a onde você precisa chegar.

As tarefas podem ser urgentes e importantes, urgentes e não importantes e vice-versa. Solucionada esta questão, é a vez de definir as prioridades ou seja a ordem em que serão executadas.

Mais importante que listar e classificar, é ter disciplina para cumprir a programação. Não é raro as tarefas urgentes provocarem grande stress em função da pressão do prazo de entrega associado a qualidade e eficiência. Ao final de tarefas urgentes as pessoas procuram executar uma tarefa leve. Pensam que assim o tempo não é "desperdiçado". A verdade é que seria melhor parar por uns 15 ou 20 minutos para descansar e retornar executando a tarefa programada e necessária. Não a mais confortável. Esta é a "armadilha" da administração do tempo. Cair nela, implica em permanecer com baixos níveis de produtividade e altos níveis de frustração, executando tarefas urgentes e "apagando incêndios".

Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".

O que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.

11 comentários:

  1. achei da hora essa dica de administra o tempo,pois sempre achamos q o nosso tempo é curto,munca pensei nesse sentido,o tempo é igual ao de tdo mundo,so precisamos organiza-lo e administra-lo.valeu.bjs
    ass;Eliane

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  2. ''todos os dias se iniciam com o mesmo saldo de minutos..''

    Realmente..o tempo é igual para todos..tds os dias..depende de cada um ..mudar o seu dia..Jenifer.

    *-*

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  3. ''Experimente planejar 80% a 85% do tempo e deixe o restante para imprevistos e emergências.

    ''

    Porque nunca sabemos o que pode nos acontecer,temos que pensar em todas as possibilidades.
    Luciana Viana

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  4. ''Quanto mais tarefas e obrigações, mais importante é planejar e ter percepção do conjunto.''

    Porque senão a pessoa acaba se perdendo e se atrapalhando com tanta coisa pra fazer,inclusive eu..por isso tô sempre atrasada..hauahauauauhauau (brincadeira)..

    Salete

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  5. Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".

    Gostamos dessa frase porque lendo concordamos com o que esta escrito e pensamos que o planejamento facilita muito sim nossa vida!

    Tamires e Viviana

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  6. "o que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina."

    Quando escolhemos um caminho escolhido,um foco,uma realização, e por mais que desejamos alcançar esse objetivo. se não houver disciplina, organização e tempo, talvez não veremos o final desse caminho.
    Natalia e Amanda

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  7. *O que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.*

    Acho certa essa conclusão porque o tempo é o mesmo pra todos, é só saber planejar e cumprir as tarefas direitinho.
    Cintia

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  8. "Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. Se você não tem este hábito, inicie fazendo a lista do dia, evolua para a semana, o mês... É preciso começar."

    Ter organização é essencial para atingir uma boa qualidade no serviço.
    Se não temos o habito de de planejar e organizar os projetos do dia, devemos começar o mais rápido possivel.

    Adeline e Joyce de Souza

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  9. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados. Essa sim é uma dica essencial. flavia

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  10. O que se pode concluir é que administração do tempo é um comportamento e requer disciplina. O tempo é o mesmo para todos: grandes e pequenos empresários, líderes e liderados. Todos os dias inicia com o mesmo saldo de minutos o que é feito com eles determina seu futuro e seu sucesso seja ele profissional ou pessoal. Assuma o controle e colha os resultados.

    ANA ALVES E ANA CRISTINA

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  11. " tanto a fazer e tão pouco tempo".

    As vezes com a correria do dia a dia,temos que organizar o nosso tempo por prioridades."Importante tem a ver com o seu objetivo. É que traz resultados significativos em relação a onde você precisa chegar." A soluçao é:"Comece a planejar. Insista neste exercício e você perceberá que mesmo quando o dia não for muito bom, será muito melhor que os dias em que suas ações ocorrem "ao sabor do vento".

    Paloma,Talita,Magna e Claudinéia!!

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