segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aula 12: Kaoru Ishikawa e cont. qualidade e produtividade

Início das apresentaçãoes no seminário "Gurus da Qualidade".

Grupo: Kaoru Ishikawa


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Após a apresentação do grupo foi dado continuidade ao assunto da aula anterior:

Para conseguir melhor produtividade, é importante:
1. Ter preocupação com o ambiente de trabalho, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas. (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança);
2. Investir na formação básica e na qualificação profissional(cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica);
3. Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse do seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo);
4. Demonstrar respeito pelos direitos e obrigações dos funcionários, incentivando-os a uma maior auto-estima e confiança em sua capacidade.


REGRAS, PADRÕES E PROCEDIMENTOS

Qualidade é a constância de um processo de trabalho que esteja correto e adequado.

Regras:
Trabalho é como um jogo: tem suas próprias regras.
Quando o trabalho é realizado conforme as regras, normalmente tem qualidade!
As Regras, os Procedimentos ou as Instruções de Trabalho devem estar definidos com a participação de quem realiza o trabalho.

COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO: Todo profissional tem que conhecer e saber praticar os procedimentos de suas tarefas.

MELHORIA CONTÍNUA: Todo procedimento deve ser melhorado sempre. Todos devem ter condições para sugerir melhorias nos procedimentos.

AS VANTAGENS DA QUALIDADE E DA PRODUTIVIDADE

PARA O CLIENTE:
- Recebe os serviços dentro dos prazos, nas especificações corretas e com preço adequado, conforme combinado;
- Pode sugerir melhorias para a empresa, adequando, cada vez mais, o serviço às suas necessidades.

PARA A EMPRESA:
- Cria sistemas que permitem a produção padrão dos seus serviços, atendendo ao cliente de forma organizada e controlada;
- Ganha fama, mais clientes e mais solidez no mercado.

PARA O PROFISSIONAL:
- Trabalho confiável, seguro e em ambiente saudável;
- As atividades são realizadas por todos de forma integrada e sob controle;
- Desenvolvimento individual dos funcionários.

PARA O PAÍS:
- Empresas sólidas, lucrativas e competitivas, preparadas para as concorrências internacionais e geradoras de novos postos de trabalho.

COMBATE AO DESPERDÍCIO

O DESPERDÍCIO É O MAIOR INIMIGO DA PRODUTIVIDADE!
ELE AUMENTA OS CUSTOS E DIMINUI A COMPETITIVIDADE.

Desperdícios Aparentes: São desperdícios tradicionais, facilmente identificáveis: luz, água, lixo, sucata.

Desperdícios Ocultos: São os desperdícios existentes nos processos de trabalho com os quais nos acostumamos, não percebendo-os como anormais.

Veja alguns exemplos:

§ A tarefa é realizada com equipamento defeituoso, exigindo um tempo maior de operação Mantenha os equipamentos em perfeitas condições de uso.

§ Tarefas de retrabalho para recuperar serviços rejeitados: Capacite os processos, os equipamentos e treine os operadores para fazerem o certo sempre.

§ Tarefas com tempo elevado de preparação, causando longos períodos de espera: Diminua o tempo de preparação das atividades.

§ Tarefas com grande distância entre os recursos e os equipamentos, causando muita movimentação: Diminua as distâncias entre equipamentos e recursos.

§ Tarefas realizadas com uso excessivo de recursos, estoques exagerados, equipamentos em duplicidade ou funcionando sem necessidade: Crie procedimentos, controles e indicadores visuais do uso dos recursos e equipamentos.

§ Tarefas realizadas com esforços elevados, repetitivos, causando cansaço físico: Melhore processos, automatize as tarefas cansativas e promova rotatividade no trabalho.

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